NOVIDADES, ARTIGOS e ENTREVISTAS

Entrevista: Escritor brasileiro percorre África em busca de histórias infantis dos países de língua portuguesa

"Nas histórias recolhidas por Rogério Andrade Barbosa, cruzam-se lendas e narrativas da cultura oral africana, povoadas por animais e seres mitológicos..."

Entrevista de Paula Telo Alves para a Agência Lusa- Luxemburgo.

Artigo: A escravização africana na literatura infanto-juvenil: lendo dois títulos

O presente texto se debruça sobre os títulos de literatura infanto-juvenil A caixa dos segredos, de Rogério Andrade Barbosa; e Meu tataravô era africano, de Georgina Martins, apresentando os pontos de aproximação e distância que eles estabelecem ao tematizar a escravização africana. 

Por Eliane Santana Dias Debus, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 141-156, Jan/Abr 2012.

Reportagem: "Os griots à brasileira"

A tradição da oralidade não é exclusividade africana. Mas em nosso Continente Mãe, ela adquiriu, séculos após séculos, status de ritual e educação. Compilar histórias contadas é a especialidade de alguns escritores que querem descortinar a África para as crianças e os jovens do Brasil.

Por Oswaldo Faustino - Revista Raça Brasil, Ano XV - Edição 169 - Agosto de 2012.

Mãe - África

Os livros destinados ao público infanto-juvenil, abordando temáticas afro-brasileiras - contos, lendas, cerimônias e festejos tradicionais - têm contribuído para o conhecimento da realidade africana, acentuando, entre outras coisas, a sua ampla diversidade religiosa.

Apresentação do autor para o livro "ABC do Contente Africano".

Artigo: “Dos Quatro Cantos da África os Encantos dos Contos Orais Africanos”

"Rogério A. Barbosa soube como aproximar as crianças brasileiras de uma cultura distante e ao mesmo tempo próxima, presente nas raízes de nossa formação cultural, ao trazer para a cena a diversidade cultural de regiões distintas da África..."

Artigo escrito para "'O BALAINHO", Boletim de Literatura Infantil e Juvenil, pela Professora Doutora Eliane S. Dias Debus – UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina.

1 / 3

Please reload