Lançamentos

Lançamentos 2021 e 2022

DOZE BRINCADEIRAS INDÍGENAS E AFRICANAS: DA ETNIA MARAGUÁ E DE POVOS DO SUDÃO DO SUL

Autores: Rogério Andrade Barbosa e Yaguarê Yamã

Ilustração: Laerte Silvino

Lançamento: 2022

Editora: Melhoramentos

Formato:  20,5 x 27,5 cm

Nº de páginas: 32

Sinopse: Rogério Andrade Barbosa e Yaguarê Yamã trazem neste livro 12 brincadeiras para divertir e conhecer mais sobre culturas indígenas e africanas, e nada melhor do que fazer isso brincando. Nyan e Guaripé são melhores amigos, eles moram e estudam na cidade de São Paulo, mas são originários de lugares muito distantes. Nyan é uma menina sudanesa que veio como refugiada, junto de sua família, para o Brasil. Guaripé é um garoto indígena, da nação Maraguá, que tem sua origem no Amazonas. Juntos eles irão apresentar doze brincadeiras típicas de suas culturas para toda a turma. Junte-se a eles e venha se divertir e brincar!

CONTOS DAS TERRAS DA RAINHA DE SABÁ

Autor: Rogério Andrade Barbosa

Ilustração: Vanina Starkoff

Lançamento: 2022

Editora: Moderna

Formato:  13,5 x20,8 cm

Nº de páginas: 56

Sinopse: A Etiópia, nação localizada na costa leste do continente africano, é conhecida não só pela riqueza histórica e cultural, mas também por ser a terra da lendária Rainha de Sabá. Rogério Andrade Barbosa, especialista em literaturas orais africanas, reconta neste livro histórias tradicionais etíopes. As narrativas se passam em cidades e lugares que o autor conheceu em andanças e pesquisas pelo interior do país. Teret teret. Ye lam beret (As vacas e ovelhas estão guardadas. É hora de ouvir histórias) – dizem os narradores tradicionais ao abrir seu baú de lendas, fábulas e mitos.

A TURMA DO FERRINHO

Autor: Rogério Andrade Barbosa

Ilustração: Marilda Castanha

Lançamento: 2022

Editora: Globinho

Formato: 15,5x 22,5cm

Nº de páginas: 40

Sinopse:

De um subúrbio distante, Seu Joãozinho vem acompanhado pelo neto para o centro da cidade. Ele vai dar um depoimento sobre os tempos da turma do ferrinho, quando, ainda criança, trabalhava no centro da cidade capinando 0 canteiros. Vai relembrar a camaradagem e as brincadeiras, e também as cantigas que embalavam a dura jornada. Com um tema sensível à nossa sociedade, o trabalho infantil, este livro também é uma homenagem em texto e imagem à história de uma cidade e das pessoas que fazem parte dela.

NAS GARRAS DOS BABUÍNOS: UM RECONTO DA TRADIÇÃO ORAL DO POVO ZULU

Autor: Rogério Andrade Barbosa

Ilustração: Maurício Negro

Lançamento: 2021

Editora: Gaivota

Formato: 19 x 25cm

Nº de páginas: 36

Sinopse:

Relatos sobre animais que encontram crianças perdidas ou abandonadas numa floresta e as criam como se fossem seus próprios filhotes são recorrentes em várias partes do mundo. Entre as histórias contadas ao pé da fogueira pelo povo Zulu, no interior da África do Sul, abundam contos sobre crianças raptadas e cuidadas por babuínos. A versão aqui recontada é baseada numa dessas inúmeras lendas.

ESPANTA-MOSCAS: CONTO DE ENIGMA DO POVO ASHANTI DE GANA

Ilustração: Maurício Veneza

Lançamento: 2021

Editora: Paulinas

Formato: 23 x 18cm

Nº de páginas: 24

Sinopse:

O texto apresenta um conto do povo Ashanti, de Gana sobre uma jovem princesa que não consegue decidir com quem se casar. Seu pai, o rei, após reunir-se com os anciãos da comunidade, proclama que aquele que conseguir capturar um Mmoatia - anõezinhos de pés revirados, considerados imortais, teria o direito de se casar com Amma. Os irmãos Kwame, Kofi e Kwasi topam o desafio. Dispostos a enfrentar qualquer obstáculo, embrenham-se pelo denso matagal em busca dos fabulosos seres.