Livros de temática africana

NAS GARRAS DOS BABUÍNOS: UM RECONTO DA TRADIÇÃO ORAL DO POVO ZULU

Ilustração: Maurício Negro

Lançamento: 2021

Editora: Gaivota

Formato: 19x25cm

Nº de páginas: 36

Sinopse: Relatos sobre animais que encontram crianças perdidas ou abandonadas numa floresta e as criam como se fossem seus próprios filhotes são recorrentes em várias partes do mundo. Entre as histórias contadas ao pé da fogueira pelo povo Zulu, no interior da África do Sul, abundam contos sobre crianças raptadas e cuidadas por babuínos. A versão aqui recontada é baseada numa dessas inúmeras lendas.

O ESPANTA MOSCAS - CONTO DE ENIGMA DO POVO ASHANTI DE GANA

Ilustração: Maurício Veneza

Lançamento: 2021

Editora: Paulinas

Formato:  23x18 cm

Nº de páginas: 24

Sinopse: 

O texto apresenta um conto do povo Ashanti, de Gana (África Ocidental) sobre uma jovem princesa que não consegue decidir com quem se casar. Seu pai, o rei, após reunir-se com os anciãos da comunidade, proclama que aquele que conseguir capturar um Mmoatia - anõezinhos de pés revirados, considerados imortais, teria o direito de se casar com Amma. Os irmãos Kwame, Kofi e Kwasi topam o desafio. Dispostos a enfrentar qualquer obstáculo, embrenham-se pelo denso matagal em busca dos fabulosos seres.

SONA - CONTOS AFRICANOS DESENHADOS NA AREIA

Ilustração: Thais Linhares

Lançamento: 2020

Editora: do Brasil

Formato:  30x15 cm

Nº de páginas: 32

Sinopse:

Com desenhos complexos feitos na areia, o povo quioco, que habita uma região de Angola, repassa o conhecimento ancestral para os mais jovens e os ensina, assim, a amar histórias. Esses desenhos, além de extremamente elaborados, encantam a todos com sua beleza.

ORELHA VAI À ESCOLA TODOS OS DIAS - PROVÉRBIOS AFRICANOS PARA LER

Ilustração: Marcelo Pimentel

Lançamento: 2019

Editora: Editora do Brasil

Formato: 20 x 26 cm

Nº de páginas: 32

Sinopse:

Os provérbios são expressões da sabedoria popular, que apresentam algum ensinamento ou reflexão importante tanto para quem escuta como para quem conta. Nas culturas em que a tradição oral tem o espaço merecido, os provérbios ganham um espaço de representatividade muito grande, tornando-se, muitas vezes, uma fonte de orientação para a sociedade. No vasto continente africano, isso não seria diferente.

 

Premiação: Selo Distinção - Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio. 2019

KAKOPI, KAKOPI

Ilustração: Marília Pirillo

Lançamento: 2019

Editora: Melhoramentos

Formato: 20,5 x 27,5 cm

Nº de páginas: 48

Sinopse:

Korir e Chentai, dois irmãos que vivem e estudam no Quênia, estão sempre em busca de novas brincadeiras. Dessa vez, eles pesquisaram e recolheram para um trabalho escolar vinte jogos de diversos países do continente africano. Cada um mais interessante e divertido do que o outro.    


Livro selecionado para o Clube de Leitura Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU em língua portuguesa, na categoria ‘Educação de Qualidade’.                

BEIJADOS PELO SOL

Ilustração: John Kilaka

Lançamento: 2017

Editora: Editora do Brasil

Formato: 14 x23 cm

Nº de páginas: 72

Sinopse:

Kivuli mora na Tanzânia. Ele seria um garoto comum africano, que vai a escola todos os dias, não fosse por um detalhe: ele é albino. Por conta das crendices locais, os albinos são perseguidos, correndo risco de vida. Ele vai precisar de muita força e coragem para lutar contra o preconceito e a violência, nessa aventura que também é uma denúncia contra a a violação de seus direitos.

DANITE E O LEÃO

Ilustração: Ciça Fittipaldi

Lançamento: 2016

Editora: Editora do Brasil

Formato: 20,5 x 27,5 cm

Nº de páginas: 32

Sinopse:

Danite estava muito feliz com seu recente casamento, mas não imaginava a dificuldade que teria para lidar com a resistência de seu enteado, Beshir. Buscando conselhos, ela recorre a um monge que lhe propõe uma tarefa em troca da ajuda: trazer-lhe três fios de bigode de um leão. Danite precisaria de muita paciência e sagacidade para realizar tal feito. E qual seria o conselho do monge para melhorar a relação entre ela e seu enteado? Valeria a pena se arriscar?

SOYAS DE SUN TATALUGA

Ilustração: Taisa Borges

Lançamento: 2015

Editora: FTD

Formato: 19x26 cm

Nº de páginas: 40

Sinopse:

Imagem duas pequenas e paradisíacas ilhas, onde se falam o português e o “forro”, assim é São Tomé e Príncipe. Nelas recolhi três histórias de SUN TATALUGA, o Senhor Tartaruga, que as crianças santomenses me contaram durante os dias que por lá passei, pesquisando os contos populares.

 

Catálogo da Feira de Bolonha - 2016

CONTOS AO REDOR DA FOGUEIRA

Ilustração: Rui de Oliveira

Reedição: 2014

Editora: Rovelle

Formato: 16x23 cm

Nº de páginas: 72

Sinopse:

Em Contos ao redor da fogueira, são dois mitos de origem africana que convidam o leitor a romper as fronteiras da imaginação, em que os limites entre o real e a fantasia são tênues.

 

Altamente recomendável - jovens - FNLIJ -1990

SUNDJATA, O PRÍNCIPE LEÃO

Ilustração: Roger Melo

Reedição: 2014

Editora: Melhoramentos

Formato: 13,5x20,5 cm

Nº de páginas: 64

Sinopse:

A vida de Sundjata é cantada em verso e prosa, até os dias de hoje, pelos fabulosos contadores de histórias da África ocidental: os griots.

 

Altamente recomendável - jovens - FNLIJ - 1995

Catálogo da Feira de Bolonha - 2015

LOBU KU XIBINHU – HISTÓRIAS QUE AS CRIANÇAS ME CONTARAM EM CABO VERDE

Ilustração: Jô Oliveira

Lançamento: 2013

Editora: Cortez

Formato: 21x28 cm

Nº de páginas: 32 

Sinopse:

Readaptações de relatos colhidos em diversas escolas caboverdianas sobre os dois personagens mais marcantes dos contos populares de Cabo Verde: O Lobo (Ti Lobu) e seu sobrinho (Xibinhu), sempre envolvidos em confusões e enrrascadas, nas quais o sobrinho geralmente leva a melhor.

 

Catálogo da Feira de Bolonha - 2014

NANINQUIÁ, A MOÇA BONITA

Ilustração: Ciça Fittipaldi

Lançamento: 2013

Editora: DCL

Formato: 20,5x27,5 cm

Nº de páginas: 38

Sinopse:

Uma história de perseverança em busca do amor de Naninquiá, a moça bonita, que havia sido prometida pelo pai àquele que vencesse os desafios lançados por ele.

 

Catálago da Feira de Bolonha - 2014

ZANZIBAR, A ILHA ASSOMBRADA

Ilustração: Maurício Negro

Lançamento: 2012

Editora: Cortez

Formato: 21x27 cm

Nº de páginas: 32

Sinopse:

Nas ruelas da encantada ilha de Zanzibar, na costa da Tanzânia, vagueiam, de acordo com seus moradores, legiões de fantasmas e todas as espécies de criaturas tenebrosas e malignas que se possam imaginar. Dessas assombrações que dão um frio na espinha e deixam qualquer um arrepiado.

KARINGANA WA KARINGANA - HISTÓRIAS QUE ME CONTARAM EM MOÇAMBIQUE

Ilustração: Maurício Veneza

Lançamento: 2012

Editora: Paulinas

Formato: 18x23 cm

Nº de páginas: 24

Sinopse:

Karingana wa karingana! – era desta maneira que as crianças de uma escola primária na província da Namaacha, no interior de Moçambique, iniciavam as histórias que me contaram com tanta alegria sobre Nwa mfundlha, o esperto coelho.

A TATUAGEM - RECONTO DO POVO LUO

Ilustração: Mauricio Negro

Reedição: 2012

Editora: Gaivota

Formato: 19x25 cm

Nº de páginas: 32

Sinopse:

O maior desejo de Duany era ter a tatuagem mais bonita de seu povo. Assim ela não teria dificuldade em conseguir um bom pretendente para casar. Contudo, uma criatura tenebrosa colocará a vida da ambiciosa moça em perigo.

 

Acervo básico FNLIJ – 1999

 

NDULE, NDULE – ASSIM BRINCAM AS CRIANÇAS AFRICANAS

Ilustração: Eduardo Engel

Lançamento: 2011

Editora: Melhoramentos

Formato: 20,5x27,5 cm

Nº de páginas: 24

Sinopse:

Criança é criança em qualquer lugar. Os meninos e as meninas espalhados pelo continente africano adoram correr, pular, jogar, inventar, cantar e se divertir. Que tal aprender alguma dessas brincadeiras?

 

NEM UM GRÃO DE POEIRA

Ilustração: Rubem Filho

Lançamento: 2011

Editora: Zit

Formato: 21x23 cm

Nº de páginas: 28

Sinopse:

Nem um grão de poeira é um conto da milenar Etiópia - a Terra Dourada, como é chamada por seus habitantes -, que reflete o orgulho e o patriotismo  do povo etíope.

MADIBA, O MENINO AFRICANO

Ilustração: Renato Alarcão

Lançamento: 2011

Editora: Cortez

Formato: 21x28 cm

Nº de páginas: 28

Sinopse:

A infância e a juventude de um menino africano, descendente de uma linhagem de poderosos chefes, predestinado a ser o líder de seu país. Seu nome permanecerá para sempre na memória de seu povo. Afinal, o nome de um dos personagens mais admirados e respeitados no mundo inteiro é Nelson Mandela, ou simplesmente, Madiba.

EM ANGOLA TEM? NO BRASIL TAMBÉM!

Ilustração: Jô Oliveira

Lançamento: 2010

Editora: FTD

Formato:  18x25 cm

Nº de páginas: 48

Sinopse:

Dois garotos, um de Salvador e outro de Luanda, por meio de uma simples troca de cartas, vão descobrindo, aos poucos, como as duas cidades-irmãs têm tudo a ver uma com a outra. E o porquê de suas culturas, modos de vida e religiosidade possuírem tanta coisa em comum.

A CAIXA DOS SEGREDOS

Ilustração: Gerson Conforti

Lançamento: 2010

Editora: Galera Record

Formato: 14x21 cm

Nº de páginas: 88 

Sinopse:

A partir da história de Malã, um escravo que viveu durante quase 100 anos, recontada por seu tataraneto, conheceremos um percurso de sofrimento, participação e superação, assim como a desumanidade da escravidão, das lutas e da desigualdade social que marcaram a história dos afrodescendentes no Brasil.

 

Catálogo da Feira de Bolonha - 2011

JAMBO! – UMA MANHÃ COM OS BICHOS DA ÁFRICA

Ilustração: Eduardo Engel

Lançamento: 2009

Editora: Melhoramentos

Formato: 20,5x27,5 cm

Nº de páginas: 32

Sinopse:

Korir e Chentai saem de jipe com o pai pelo Parque Nacional de Tsavo, uma reserva de vida selvagem no Quênia, África. As crianças levam uma câmera para fotografar os bichos. Por onde passam, cumprimentam os animais gritando “jambo!”, que quer dizer “oi” no idioma de seu povo.

TRÊS CONTOS AFRICANOS DE ADIVINHAÇÃO

Ilustração: Maurício Veneza

Lançamento: 2009

Editora: Paulinas

Formato: 18x23 cm

Nº de páginas: 24

Sinopse:

Os contos de adivinhação são bastante populares no continente africano. Portanto, quebre a cabeça e tente adivinhar o final de três divertidas histórias.

PRA LÁ DE MARRAKECH

Ilustração: Roberto Weigand 

Lançamento: 2009

Editora: FTD

Formato: 21,5x24 cm

Nº de páginas: 40

Sinopse:

Hamed é um garoto que vive no Marrocos e sonha acompanhar o pai, um famoso contador de histórias, em uma viagem até o lendário mercado de Marrakech. Finalmente, este dia chega! Acompanhe todas as aventuras do menino nesta jornada inesquecível e conheça o mundo que tanto o surpreendeu!

 

Catálogo da Feira de Bolonha - 2010

PIGMEUS - OS DEFENSORES DA FLORESTA

Ilustração: Mauricio Negro

Reedição: 2009

Editora: DCL

Formato: 20.5x27.5 cm

Nº de páginas: 40

Sinopse:

Através dos olhos de um menino pigmeu, chamado Dingono, acompanhe o incrível dia-a-dia de um povo que luta contra a devastação gradativa da floresta onde vivem, sob as mais árduas condições, desde os tempos mais antigos.

HISTÓRIAS QUE NOS CONTARAM EM LUANDA

Ilustração: Jô Oliveira

Lançamento: 2009

Editora: FTD

Formato:19x26 cm

Nº de páginas: 40

Sinopse:

O livro traz três narrativas que ilustram a cultura do povo africano colhidas pelo autor com alunos de escolas em Luanda, capital de Angola. Contos que encantam pela singeleza e sabedoria, plenos de magia e de africanidade.

KALAHARI – UMA AVENTURA NO DESERTO AFRICANO

Ilustração: Laís Dias

Lançamento: 2009

Editora: Melhoramentos

Formato: 13,5x20,5cm

Nº de páginas: 128

Sinopse:

Um jovem brasileiro e uma garota australiana se conhecem durante uma viagem pelo deserto do Kalahari, território do povo bosquímano. E, em meio a mil perigos, ajudam a desbaratar um grupo de terroristas que planejava assassinar Nelson Mandela, símbolo máximo da luta contra o racismo.

NÃO CHORE AINDA NÃO

Ilustração: Ciça Fittipaldi

Obs: Publicada anteriormente pela editora Larousse e atualmente em fase de negociação com outras editoras

Sinopse:

 Reconto tradicional de uma das etnias da Guiné-Bissau: os bijagós. Nessa história os leitores aprenderão que de nada adianta se afligir e derramar lágrimas antes do desfecho final.

 

Catálogo da Feira de Bolonha - 2008

ABC DO CONTINENTE AFRICANO

Ilustração: Luciana Justiniani Hees

Lançamento: 2007

Editora: SM

Formato: 27x20,5 cm

Nº de páginas: 48

Sinopse:

A África tem diversas faces: Mas ela é muito mais do que isso, berço da humanidade, rica de história e cultura.  Esse ABC apresenta a diversidade de cidades, vilarejos, grandes líderes, religiões, paisagens, mitos, cantos, danças e cores do imenso continente.

 

Altamente recomendável - crianças - FNLIJ - 2007

Finalista Prêmio Jabuti (texto) - 2008

Catálogo da Feira de Bolonha - 2008

OS TRÊS PRESENTES MÁGICOS

Ilustração: Salmo Dansa

Lançamento: 2007

Editora: Record

Formato: 28x21 cm

Nº de páginas: 

Sinopse:

Três irmãos apaixonados por uma mesma princesa. Cada um deles, detentor de um presente mágico capaz de interferir no destino da bela moça. Mas quem é o merecedor de seu amor?

 

Altamente recomendável - crianças - FNLIJ - 2007

Catálogo da Feira de Bolonha - 2008

IRMÃOS ZULUS

Ilustração: Ciça Fittipaldi

Obs: Publicada anteriormente pela editora Larousse e atualmente em fase de negociação com outras editoras.

Sinopse:

Reconto tradicional do povo Zulu. Três irmãos. Três tarefas. Qual deles triunfará?

 

Catálogo da Feira de Bolonha - 2007

O SEGREDO DAS TRANÇAS E OUTRAS HISTÓRIAS AFRICANAS

Ilustração: Thaís Linhares

Lançamento: 2007

Editora: Scipione

Formato: 15,5x22 cm

Nº de páginas: 72

Sinopse:

Cinco contos selecionados e recontados dos países africanos de Língua Oficial Portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Ainda que tenham muitos pontos em comum, são nações com paisagens, histórias, costumes e populações diferentes.

OUTROS CONTOS AFRICANOS PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS

Ilustração: Maurício Veneza

Lançamento: 2007

Editora: Paulinas

Formato: 18x23 cm

Nº de páginas: 24

Sinopse:

Neste livro o autor faz um resgate de contos da cultura africana, cujos temais são universais e tradicionais, adaptando-os ao jovem leitor brasileiro. Sua leitura permite às crianças conhecer uma pequena parte da cultura e sabedoria da África e sugerem novas formas de reconhecer a riqueza que nasce da diversidade.

 

Catálogo da Feira de Bolonha - 2007

UMA IDEIA LUMINOSA

Ilustração: Thaís Linhares

Lançamento: 2007

Editora: Pallas

Formato: 20x23 cm

Nº de páginas: 24

Sinopse:

Três irmãos procuram atender ao último desejo do velho pai. Qual deles será o vencedor?

 

Catálogo da Feira de Bolonha - 2008

NAS ASAS DA LIBERDADE

Ilustração: Rubens Matuck

Lançamento: 2006

Editora: Biruta

Formato: 20x26 cm

Nº de páginas: 24

Sinopse:

Uma lenda dos negros enraizados no Sul dos Estados Unidos proclama o desejo de liberdade do ser humano. Quando o sofrimento suplanta a razão de viver, os homens aprisionados ganham asas e voam rumo à sonhada liberdade.

 

Catálogo da Feira de Bolonha - 2007

NYANGARA CHENA - A COBRA CURANDEIRA

Ilustração: Salmo Dança

Lançamento: 2006

Editora: Scipione

Formato: 19,5x26 cm

Nº de páginas: 24

Sinopse:

Tangwena, o sábio e bondoso chefe do povo Xona, do Zimbábue, adoece gravemente, e sua única possibilidade de cura é Nyangara Chena, uma cobra com poderes sobrenaturais. Diante do fracasso dos homens em trazer a serpente, as crianças da aldeia, então, resolvem assumir a arriscada tarefa.

 

Catálogo da Feira de Bolonha - 2007

MEMÓRIA DAS PALAVRAS

Lançamento: 2006

Fundação Roberto Marinho/ Programa A Cor da Cultura / TV Futura

Formato: 20,5x20,5 cm

Nº de páginas: 43

Sinopse:

Compilação de palavras de raízes africanas usadas no dia-a-dia do povo brasileiro

O SENHOR DOS PÁSSAROS

Ilustração: Salmo Dansa

Lançamento: 2006

Editora: Melhoramentos

Formato: 17x24 cm

Nº de páginas: 36

Sinopse:

Kayondo, um menino angolano, ama ouvir histórias. Assim é que ele conhece a história do pequeno pássaro Catete. O garoto verá na perseverança do pássaro o exemplo para encorajar o pai, internado num hospital, a superar seus sofrimentos.

 

Catálogo da Feira de Bolonha - 2007

OS GÊMEOS DO TAMBOR

Ilustração: Ciça Fittipaldi

Lançamento: 2006

Editora: DCL

Formato: 20,5x27,5 cm

Nº de páginas: 40

Sinopse:

A trajetória de dois jovens guerreiros do povo Massai, que, desde pequenos, eram conhecidos como os Gêmeos do Tambor, em busca de seu passado.

 

Altamente recomendável - reconto - FNLIJ - 2006

Catálogo da Feira de Bolonha - 2007

DUULA - A MULHER CANIBAL

Ilustração: Graça Lima

Lançamento: 2005

Editora: DCL

Formato: 20,5x27,5cm

Nº de páginas: 40

Sinopse:

Duula foi uma mulher jovem e bonita, mas a fome e a miséria de seu povo, numa das secas mais terríveis que assolou a região da Somália onde ela vivia, foram os responsáveis por sua transformação em um monstro horripilante. Assim surge a lendária mulher-canibal, temida por todos que ousam invadir os seus domínios.

 

Altamente recomendável - crianças - FNLIJ - 2000

Catálago da Feira de Bolonha - 2001

Lista de Honra do IBBY, Suíça - 2002

White Ravens - Acervo da Biblioteca Infantil de Munique - 2001

CONTOS AFRICANOS PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS

Ilustração: Maurício Veneza

Lançamento: 2004

Editora: Paulinas

Formato:  18x23 cm

Nº de páginas: 24

Sinopse:

Pesquisas do autor sobre o universo da literatura tradicional do continente africano renderam esses dois contos de animais: a eterna luta entre o gato e o rato e o porquê de os jabutis terem os cascos rachados. Com eles, as crianças podem entender melhor nossa pluralidade e a diversidade cultural.

 

Altamente recomendável - reconto - FNLIJ - 2004

Prêmio da Academia Brasileira de Letras - 2005

COMO AS HISTÓRIAS SE ESPALHARAM PELO MUNDO

Ilustração: Graça Lima

Lançamento: 2002

Editora: DCL

Formato: 21x28cm

Nº de páginas: 40

Sinopse:

Ao final de uma fantástica viagem aos quatro cantos da África, descubram como, graças a um ratinho ousado e aventureiro, as histórias se espalharam pelo mundo.

 

Altamente recomendável - reconto - FNLIJ - 2002

Finalista Prêmio Jabuti (melhor ilustração) - 2003

Catálogo da Feira de Bolonha - 2003

Traduzido em inglês/Gana, África - 2016

O FILHO DO VENTO

Ilustração: Graça Lima

Lançamento: 2001

Editora: DCL

Formato: 20,5x27,5 cm

Nº de páginas: 40

Sinopse:

O nome do Filho do Vento, que, quando fica zangado, assobia furioso, é um segredo que deve ser guardado e respeitado. Nakati, um menino bosquímano curioso, tenta, de todas as formas, desvendar o mistério.

 

Altamente recomendável - reconto - FNLIJ - 2001

Catálogo da Feira de Bolonha - 2002

HISTÓRIAS AFRICANAS PARA CONTAR E RECONTAR

Ilustração: Graça Lima

Lançamento: 2001

Editora: do Brasil (EB)

Formato: 20,5x27 cm

Nº de páginas: 48

Sinopse:

Um punhado de contos divertidos sobre a origem do comportamento e da aparência de uma série de diversos habitantes das florestas e savanas do Continente Africano.

 

Altamente recomendável - reconto - FNLIJ - 2001

Catálogo da Feira de Bolonha - 2002

NA TERRA DOS GORILAS

Ilustração: Laís Dias (capa)

Lançamento: 1992

Editora: Melhoramentos

Formato: 13,5x20,5 cm

Nº de páginas: 128

Sinopse:

Helena, garota de catorze anos, ganha um prêmio da ONU: conhecer a região da África onde vivem os gorilas estudados pela dra. Dian Fossey e mostrados no filme A Montanha dos Gorilas. Chegando lá, enfrenta problemas que envolvem questões sociais e ecológicas da região. Vive fortes emoções entre estranhos costumes tribais, guerrilhas de fronteira e pigmeus caçadores.

O ANEL DE TUTANCÂMON

Ilustração: Afonso Maria Fonseca e Oliveira e Edu A. Engel (capa)

Lançamento: 1991

Editora: Melhoramentos

Formato: 13,5x20,5 cm

Nº de páginas: 96

Sinopse:

Júnior viaja ao Egito para passar as férias com seu pai e conhecer os costumes e tradições daquele país. Uma réplica do anel de Tutancâmon que ele compra como lembrança, irá colocá-lo numa grande confusão.

 

BICHOS DA ÁFRICA 1 – A MOSCA TRAPALHONA / A TARTARUGA E O LEOPARDO

Ilustração: Ciça Fittipaldi

Lançamento: 1987

Editora: Melhoramentos

Formato: 17x24 cm

Nº de páginas: 16

Sinopse:

O primeiro volume da série Bichos da África conta duas fábulas: na primeira, uma mosca tenta ajudar a cobra, mas sem querer cria uma confusão tão grande que chega a incendiar a mata! Já na segunda, uma tartaruga e um leopardo caem na mesma armadilha. Como eles vão sair dessa?

 

Finalista Prêmio Jabuti (texto) - 1988

Prêmio Jabuti (melhor ilustração) - 1988

Altamente recomendável - crianças - FNLIJ - 1988

White Ravens (acervo da Biblioteca Infantil de Munique) 

Traduzido para o inglês, espanhol e alemão.

BICHOS DA ÁFRICA 4 – O JABUTI E O CHACAL / A ÁGUIA E O GAVIÃO / O CÃO E O GATO

Ilustração: Ciça Fittipaldi

Lançamento: 1987

Editora: Melhoramentos

Formato: 17x24 cm

Nº de páginas: 16

Sinopse:

O livro conta três fábulas. Na primeira, o Jabuti e o Chacal competem para ver quem se casará com a belíssima filha do rei. A segunda é sobre um gavião que é incumbido de cuidar do gado de seu tio, mas, distraído, acaba perdendo a manada. A terceira história conta como uma grande chuva fez com que os gatos e os ratos se tornassem inimigos.

 

Finalista Prêmio Jabuti (texto) - 1988

Prêmio Jabuti (melhor ilustração) - 1988

Altamente recomendável - crianças - FNLIJ - 1988

White Ravens (acervo da Biblioteca Infantil de Munique) 

Traduzido para o inglês, espanhol e alemão.

BICHOS DA ÁFRICA 2 – A MOÇA E A SERPENTE / A VINGANÇA DE ERAGA / O CASSOLO E AS ABELHAS

Ilustração: Ciça Fittipaldi

Lançamento: 1987

Editora: Melhoramentos

Formato: 17x24 cm

Nº de páginas: 16

Sinopse:

São três histórias: a primeira é sobre uma moça que é enganada e se casa com uma serpente; a segunda explica como uma briga entre os deuses do mar e da terra fez com que os hipopótamos fossem viver na água; já a terceira conta como o pássaro Cassolo e as abelhas viraram inimigos.

 

Finalista Prêmio Jabuti (texto) - 1988

Prêmio Jabuti (melhor ilustração) - 1988

Altamente recomendável - crianças - FNLIJ - 1988

White Ravens (acervo da Biblioteca Infantil de Munique) 

Traduzido para o inglês, espanhol e alemão.

BICHOS DA ÁFRICA 3 – POR QUE OS CÃES CHEIRAM UNS AOS OUTROS? / O JULGAMENTO DA TARTARUGA

Ilustração: Ciça Fittipaldi

Lançamento: 1987

Editora: Melhoramentos

Formato: 17x24 cm

Nº de páginas: 16

Sinopse:

A primeira lenda do livro conta a história de dois reinos caninos, rivais entre si. O chefe de um deles se apaixona pela irmã do outro e resolve entrar em guerra. Na segunda, uma tartaruga esperta resolve enganar os bichos da floresta para conseguir alimento.

 

Finalista Prêmio Jabuti (texto) - 1988

Prêmio Jabuti (melhor ilustração) - 1988

Altamente recomendável - crianças - FNLIJ - 1988

White Ravens (acervo da Biblioteca Infantil de Munique) 

Traduzido para o inglês, espanhol e alemão.

NO RITMO DOS TANTÃS - ANTOLOGIA POÉTICA DOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Lançamento: 1991

Editora: Thesaurus

Formato: 14,5x20,5 cm

Nº de páginas: 168

Sinopse:

Antologia poética dos Países Africanos de Língua Portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe.